Bicicleta
Segundo Fórum Mundial de Bicicletas acontecerá na próxima semana, em Porto Alegre
16/02/2013 por Otavio Santana
O Segundo Fórum Mundial da Bicicleta acontece nos próximos dias, entre 21 e 24 de fevereiro, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com convidados de diversas áreas e programação de atividades.
O primeiro dia oferece atividades a partir das 14h, com oficinas sobre os temas “O que leva as pessoas a andar de bicicleta”, “Prática de Mountain Bike na capital – Porto Alegre ainda é uma possibilidade”, “Gentileza ao Pedalar”, “Mecânica Básica de Bicicletas”, “CiclObservatório”. Às 19h, tem abertura a exposição “Hoje vou de bici” e às 20h acontece o primeiro painel do evento, com o tema “Cidades Amigas da Bicicleta” – com os painelistas Caroline Samponaro (Nova Iorque, E.U.A.), Dra. Laura Marcela Acuña Santamaría (Bogotá, Colômbia), Programa Rio Capital da Bicicleta (Rio de Janeiro, Brasil). Mediador: Thiago Benicchio, da Ciclocidade (São Paulo).
Na sexta-feira (22/02), as atividades começam a partir das 9h, com as oficinas “Quinta Coletiva: transformando pessoas em ciclistas em Manaus”, “Bicicleta na mala – uma nova experiência de mobilidade” e “Ciclismo Veicular Tropical, a prática da plena atenção, e o espírito de cooperação empática – um outro trânsito é possível”. Às 14h, mais uma leva de oficinas: “A Mecânica de uma Bicicleta”. Às 15h30 começa a exibição do documentário Ruas Disputadas, que mostra como Nova York (EUA) superou o carrocentrismo. Após a sessão, a convidada internacional Caroline Samponaro, diretora da ONG Transportation Alternatives, de NY, fará comentários sobre o filme e a experiência na megalópole norte-americana. Para encerrar o dia, haverá a bicicletada Massa Crítica de fevereiro, com saída às 19h do Largo Zumbi dos Palmares. Após a tradicional pedalada, haverá um piquenique na Redenção ou na Ponte dos Açorianos (local a confirmar), com show da banda Apanhador Só.
O dia também começa a partir das 9h no sábado (23/02), com as oficinas. Os destaques da manhã são: “Cicloturismo nas Serras Gaúcha e Catarinense”, “Bike Fit”, “Massas Críticas em Diálogo”, “Passeando: pais e filhos de bike sem medo da rua!”, “Bike Pólo”. Após um intervalo de almoço, a programação é retomada às 14h, com oficinas como “Noções de primeiros socorros”, “BikeIt!”, “As oportunidades de negócio geradas pela bicicleta”, “Bike X Necessidades Especiais”, entre outras. Às 17h30 será realizada uma roda de conversa com convidados nacionais sobre o tema “Ação Direta no Cicloativismo”. Já às 20h acontece o segundo grande painel do evento, intitulado “Pedalar para Transformar” – com os painelistas Caroline Samponaro (E.U.A.), Amarilis Horta Tricallotis (Chile), Mona Caron (E.U.A.), Carlos Andres Zurita Ibarra (Equador). À noite, a partir das 22h, haverá uma festa de confraternização na Cidade da Bicicleta (Rua Marcílio Dias, 1091 – Menino Deus – Porto Alegre/RS).
O domingo (24/02), último dia de evento, tem início às 8h30 com passeio de bicicleta: “Bike City Tour – Morro do Osso e Zona Sul”. Às 11h, acontece a oficina “O novo Festival da bicicleta Nova em Rodas, 1000 participantes e seus desdobramentos”. A partir das 14h serão realizadas as oficinas “Energia Fotovoltaica e Veículos Elétricos – para um futuro melhor, livre de combustíveis fósseis e centrais nucleares” e “Pedalando Pela Cidade: mudança de percepção e transformação”. Às 16h começa o último painel do Fórum, “Os rumos da política cicloviária no Brasil”, com Arturo Alcorta, Claudio Oliveira, Laura Ceneviva, Marcelo Sgarbossa, Marina Sant’Anna, Ricardo Correa,Yuriê Baptista César. Às 18h o evento será encerrado com uma Assembleia Geral, para fazer um balanço do que foi discutido durante o 2º FBM e debater ideias para as próximas edições.
Mais detalhes sobre a programação oficial do 2º FMB: http://www.forummundialdabici.com/programacao/