Urbanismo
MIT Senseable City Lab :: Design de Mobilidade para Cidades Digitais
06/08/2012 por Otavio Santana
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, RIO+20, realizada esse ano no Rio de Janeiro, alunos do Instituto de Tecnologia de Massachussets – MIT, apresentaram os resultados de um workshop sobre “Design de Cidades Digitais” – Digital Cities Design, desenvolvido em 2012 em parceria com Governo do Estado do Rio. Com o objetivo de encontrar soluções tecnológicas pragmáticas para a vida nas cidades, os alunos tiveram como foco temas relacionados à mobilidade urbana na área metropolitana do Rio de Janeiro, articulados em 3 eixos principais:
COORDENAÇÃO DE MOBILIDADE
Buscar novas formas de coordenação entre as regiões da cidade e os operadores dos meios de transporte públicos e privados, para melhorar rotas e tempos de percurso, principalmente através de integrações realizadas com uso do Bilhete Único do Rio.
ZONAS DE TRANSIÇÃO:
Explorar as “zonas de transição” entre meios formais e informais existentes nas áreas de habitação, nos transportes e entre grupos sócio-econômicos da cidade.
CONEXÕES ENTRE MEIOS DE INFORMAÇÃO DIGITAL E INFRAESTRUTURA FÍSICA URBANA:
Melhorar o acesso à informação através do uso de tecnologias digitais para o compartilhamento de conhecimento entre os cidadãos, as autoridades locais, os sistemas de transporte e a infraestrutura urbana.
No vídeo acima os sete estudantes que participaram do workshop mostram uma série de propostas adaptáveis ao cenário da mobilidade urbana do Rio, que apontam para o futuro da integração entre tecnologia, informação, cidadania e planejamento público.
Temas: Urbanismo / Mobilidade Urbana / Visualização de Dados / Tecnologia / Cidades Digitais /