1. Destaques:2011 / Projeto Funcional dos BRT's Antônio Carlos e Cristiano Machado, em Belo Horizonte

  2. Destaques:2010 / Análise de Demanda de Usuários para Trem de Alta Velocidade - TAV: Rio de Janeiro - São Paulo - Campinas

  3. Destaques:2009 / Projeto Funcional da Ligação Metropolitana São Bernardo do Campo-São Paulo por Metrô-Leve

  4. Destaques:2008 / Modelagem da Demanda de Transportes e Mobilidade para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016

  5. Destaques:2006 / Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre

Oficina Consultores

Rua Ouvidor Peleja 375

CEP 04128-000 Vila Mariana

São Paulo SP Brasil

T: 00 55 11 5078 5994

e: oficina@oficinaconsultores.com.br

Visualização de Dados

Tráfego Participativo

12/07/2013 por Otavio Santana

Um site colaborativo e um aparelho pessoal para medir o volume de tráfego de carros e bicicletas revelam o futuro da gestão participativa no planejamento de transporte das cidades.

A empresa Tomorrow Lab criou um aparelho pessoal e portátil de contagem de veículos que promete capacitar qualquer indivíduo ou organização estabelecer, de maneira barata e prática, dados confiáveis sobre o volume de tráfego em ruas, avenidas e ciclovias.

Protótipo do aparelho de medição de tráfego

 

O aparelho, chamado DIY Traffic Counter (DIY é abreviação para a expressão “Do It Yourself” , que significa “Faça você mesmo” em inglês), foi desenvolvido sob os princípios open source, ou código aberto, disponibilizando o software aos interessados, tanto programadores como para o público em geral. Além disso, ele é feito de peças baratas e fáceis de encontrar, o que permite sua fabricação em qualquer região do planeta.

O aparelho pode ser usado por qualquer pessoa.

 

A ideia, apresentada ao mercado em outubro do ano passado em uma feira de protótipos em São Francisco, na Califórnia, deu origem a um negócio com lançamento previsto para esse semestre – o WayCount. Um site onde, além de comprar o aparelho, os usuários podem descarregar os dados coletados e disponibilizá-los para o público em geral via Google Maps. A ideia é que pessoas comuns ou organizações possam visualizar os dados de diferentes pontos da sua cidade e, a partir disso, traçar suas próprias análises, articular ideias e propor de maneira proativa soluções para planejamento de transporte urbano.

O usuário pode disponibilizar os dados coletados no Google Maps.

Temas: Visualização de Dados / crowdsource / Gestão Participativa /